terça-feira, 11 de março de 2014

Torta de bolacha Passatempo

Há uns tempos atrás, eu vi essa receita no Mais Você e resolvi testar em casa. 
Até por que na televisão é tudo lindo, maravilhoso e gostoso e, às vezes, em casa não é bem assim (de vez em quando falta aquele segredinho).
Mas, deu certo e achei uma delícia.
Aproveitem!

Torta de bolacha Passatempo

Fonte: Receitadmais.


Ingredientes:

Licor cremoso:
  • 150 ml de vodca (ou 3/4 de xícara)
  • 300 gramas de creme de leite sem soro (ou 1 lata)
  • 300 ml de licor de chocolate (ou 1 xícara e meia)
  • 395 gramas de leite condensado (ou 1 lata)
  • 50 gramas de chocolate ao leite derretido (ou meia xícara)
Creme de chocolate meio amargo:
  • 200 gramas de chocolate meio amargo derretido (ou 1 xícara e meia)
  • 110 ml de licor cremoso (ou 1/2 xícara)
Creme de chocolate branco:
  • 200 gramas de chocolate branco derretido (ou 1 xícara e meia)
  • 110 ml de licor cremoso (ou 1/2 xícara)

Modo de preparo:

Licor cremoso: coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até obter uma mistura homogênea. Reserve.

Creme de chocolate meio amargo: Em uma tigela, coloque o chocolate meio amargo derretido e o licor cremoso (reservado acima) e misture bem até obter uma mistura homogênea. Reserve.

Creme de chocolate branco: Em outra tigela, coloque o chocolate branco derretido e o licor cremoso (reservado acima) e misture bem até formar uma mistura homogênea. Reserve.

Montagem: Em um aro quadrado (17 cm x 14 cm)*, apoiado num tabuleiro (pode ser aquelas tábuas de corte de vidro), forre o fundo com 12 metades de Passatempo sem recheio.
Na lateral, coloque 14 metades de Passatempo com o recheio virado para dentro do aro, formando uma caixinha. Despeje o creme de chocolate meio amargo sobre o retângulo de biscoitos e alise a superfície com uma espátula. 
Faça uma camada com mais 12 metades de Passatempo sem recheio, despeje o creme de chocolate branco e cubra a torta com 12 metades de Passatempo com o recheio virado para baixo.
Leve para a geladeira por, pelo menos, 4 horas ou até que o recheio fique firme. Retire da geladeira, remova o aro e sirva em seguida.

*No programa, a Ana Maria Braga ensinou fazer o aro com caixa de leite limpa. É só recortar três tiras que forme o tamanho do aro e embrulhar com papel alumínio. Eu fiz isso em casa, mas, não gostei. A torta fica bem quadradinha mas o aro não dá sustentação, então quando você vai colocar as bolachas na lateral, elas quase não param e você precisar ficar segurando enquanto outra pessoa coloca o creme. É melhor fazer essa receita em uma travessa funda mesmo porque vai dar apoio para as bolachas.

Dica: Para fazer o licor cremoso sem álcool, substitua a vodca por leite e o licor de chocolate por achocolatado líquido. Em termos de sabor, quase nem dá sentir a vodca, ela ajuda pra quebrar um pouco a doçura.
Quando eu fiz, sobrou um pouco do licor cremoso, eu coloquei em uma garrafa, levei para geladeira e depois servi como bebida, é uma delícia (fica bem docinho).

Se deliciem!
Beijos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário