quinta-feira, 13 de março de 2014

Sorvetão

Essa é uma das sobremesas que eu faço sem olhar a receita, porque é muito prática de fazer e sempre faz sucesso.
Fica uma delícia e uma sobremesa gelada sempre é bom, tanto no inverno como no verão. 
Toda hora é hora pra um docinho.
Curiosidade: muita gente chama essa sobremesa de cassata italiana. Como cada um dá o nome que quer, eu não encontrei a origem certa mas, a minha cassata é com bolacha. Outro dia, eu posto a receita.
Enfim, se deliciem!

Sorvetão

Fonte: Ronienfoque.
Ingredientes:

  • 200 gramas de ovos (ou 4 unidades)
  • 200 gramas de creme de leite (ou 1 caixinha)
  • 395 gramas de leite condensado (ou 1 lata)
  • 395 ml de leite (ou a mesma medida da lata de leite condensado)
  • 48 gramas de açúcar (ou 4 colheres de sopa)
  • 30 gramas de Nescau (ou 5 colheres de sopa)
  • 75 ml de água (ou 5 colheres de sopa)

Modo de preparo:

Separe as gemas e as claras.
Em um copo, junte as gemas e misture com um pouco de leite. Em uma panela, adicione o leite condensado, o restante do leite e as gemas que você misturou com o leite. Leve ao fogo brando, mexendo sempre até formar um creme grosso, homogêneo e liso.*
Bata as claras em neve e adicione o açúcar. Bata até ficar firme e o merengue não escorregar do batedor. Acrescente o creme de leite e mexa bem.
Coloque uma forma com furo central ao fogo com duas colheres de açúcar e deixe caramelizar.
Misture a água com o Nescau e despeje sobre a forma caramelizada.
Misture o creme de gemas com o das claras e coloque na forma.
Leve ao congelador.
Quando endurecer, desenforme e sirva. Se necessário, leve a forma alguns segundos ao fogo para desenformar melhor.

*Se o seu creme de gemas talhar, ou seja, criar grumos, retire imediatamente do fogo e leve ao liquidificador com duas pedras de gelo. Isso fará com que seu creme diminua a temperatura e fique liso, ou seja, não fica mais talhado. Isso acontece porque as gemas suportam uma determinada temperatura - não use fogo alto - e depois elas talham. Como muitas pessoas não possuem termômetro culinário, essa é uma dica muito valiosa. 

Se deliciem!
Beijos.

20 comentários:

  1. Obrigada pela dica do fogo baixo para não talhar.

    ResponderExcluir
  2. Mto obrigada pela dica meu creme sempre talhava e eu não sabia o quê fazer!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu TB!!! 😄 Graças a Deus descobri por que, já estava injuriada...RS

      Excluir
  3. Ameii a dica, fui fazer essa receita e quando vi, meu creme tralhou, fiquei desesperada, aí encontrei essa sua dica maravilhosa. Me salvou kkkk
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Será que alguém poderia me ajuda, o meu talhou mas mesmo assim continuei a receita pois nunca tinha feito e não sabia mesmo,fica ruim assim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tambem quero saber, estou sem gelo em casa! Com o creme talhado, fica bom?

      Excluir
    2. Olá, a receita irá congelar mesmo com o creme talhado, porém, ao comer um pedaço, você sentirá os gruminhos na boca, não ficará cremoso como o original.

      Excluir
  5. Dica valiosa 🙌🙌 o gelo salva mesmo.

    ResponderExcluir
  6. Depois volta a cozinhar ? Porque ele ficou liquido depois de bater, será que vai congelar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não volta ao fogo, ele fica um pouco líquido porque ainda está quente, mas quando esfriar, ele engrossa um pouco e congela sim.

      Excluir
  7. Olá. O meu também já talhou. Depois dele frio,bati ele na batedeira, e ficou lisinho. Ufa, achei que tinha perdido minha receita.

    ResponderExcluir
  8. 🙌achei o motivo que meu creme talhou ! Obrigada

    ResponderExcluir
  9. 🙌achei o motivo que meu creme talhou ! Obrigada

    ResponderExcluir
  10. 🙌achei o motivo que meu creme talhou ! Obrigada

    ResponderExcluir
  11. Meu creme talhou e a dica deu super certo! Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  12. Meu creme talhou mas coloquei liquidificador sem gelo sera se vai prestar

    ResponderExcluir