quinta-feira, 27 de março de 2014

Dicas #2

Hoje, você conhecerá mais umas dicas para anotar no seu caderno de receitas e obter sucesso em suas preparações.
Aproveitem!


Dica nº 1: Não unte a lateral da forma do seu bolo, somente o fundo. Pois, quando a massa começar a crescer, ela irá “grudar” nas laterais e crescerá somente no meio. Geralmente, o bolo forma aquele bico depois de assado, ou seja, mais alto no meio, parecendo um vulcão, totalmente irregular. Segue abaixo a foto.

Fonte: Joguei o buque.

Dica nº 2: Assim como o chocolate, a clara também não gosta de umidade. Então, quando você for usar estes dois ingredientes, esteja com todos os utensílios (pratos, vasilhas, colheres e afins) secos. Porque se estiver um pouquinho molhado, o chocolate endurece e a clara perderá um pouco de volume, ou seja, não renderá o que de fato é pra render.

Dica nº 3: Pra que serve um foeut? (leia-se fuê) Ele possui diversas funções e uma delas é agregar ar, ao mesmo tempo em que você mistura os ingredientes. Ao agregar ar, a mistura aumenta de volume, fica mais leve e com outra textura. Ele é utilizado para o preparo de receitas como: chantilly, soufflés, mousses, maioneses e muitas outras. Também serve para misturar ingredientes secos como farinha, açúcar, sal, fermento e quebrar pelotas inconvenientes. Prefira os de aço inox, pois os de silicone e de plástico são mais frágeis e duram menos.  Além de você encontrar fouets de diversos tamanhos e nas mais variadas formas. Fonte: Conexão Paris. Segue abaixo a foto.

Fonte: Sanelevage.

Dica nº 4: Se você encontrou uma receita em que pede 150 gramas de ovos, ou 60 gramas de clara ou ainda, 40 gramas de gema e ficou em dúvida como transformar para medida caseira, pois você não tem uma balança para pesar os ingredientes, não se preocupe. Em geral, o ovo pesa cerca de 50 gramas (aquele médio) sendo, 30 gramas na clara e 20 gramas na gema. Então, substituindo as gramas aí de cima, você precisará de 3 ovos, 2 claras e 2 gemas.

Dica nº 5: Sempre adicione a gordura por último quando você estiver fazendo pão, porque se você adicionar antes, o pão não formará toda a rede de glúten necessária. Ou seja, o pão não ficará totalmente fofinho e leve como deveria. 

Beijos.

4 comentários:

  1. Adorei a primeira dica. Não sabia disso, e meu bolo sempre fica mais alto no meio hahaha.

    Bjsss, Paula

    ResponderExcluir
  2. Adorei todas as dicas principalmente a primeira, agora descobri pq o meu bolo fica vulcão, eu sempre untava bemmm as laterais pra não grudar! kkkk Bjss prima Pri

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pela dica,meu bolo hj ficou assim ,deixarei de umtar dos lados, :)

    ResponderExcluir