quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Fatia napolitana

Atendendo a pedidos, principalmente da Tali e da Pri, resolvi postar a receita da foto que está no facebook.
É basicamente um trio de mousses.
Só de olhar pra foto já dá pra ficar com água na boca. Se inspirem e mão na massa!


Fatia napolitana


                                  Fonte: Larousse do chocolate.
Ingredientes:

Para a mousse de chocolate branco:
  • 50 gramas de chocolate branco (ou um pouquinho menos da metade de uma xícara)
  • 1 folha de gelatina ou 3 gramas de gelatina em pó* (ou uma colher de chá)
  • 150 ml de creme de leite fresco** (ou 2/3 de xícara)
  • 20 gramas de açúcar (ou 5 colheres de chá)
  • 20 ml de água (ou 1 colher de sopa + 1 colher de chá)
Para a mousse de chocolate ao leite:
  • 50 gramas de chocolate ao leite (ou um pouquinho menos da metade de uma xícara)
  • 1 folha de gelatina ou 3 gramas de gelatina em pó (ou uma colher de chá)
  • 150 ml de creme de leite fresco (ou 2/3 de xícara)
  • 20 gramas de açúcar (ou 5 colheres de chá)
  • 20 ml de água (ou 1 colher de sopa + 1 colher de chá)
Para a mousse de chocolate meio amargo:
  • 150 ml de creme de leite fresco (ou 2/3 de xícara)
  • 60 gramas de chocolate meio amargo (ou meia xícara)

Modo de preparo:

Mousse de chocolate branco: Pique o chocolate branco e derreta-o em banho maria ou no micro-ondas, como você preferir. Reserve. Hidrate a gelatina em água fria. Bata o creme de leite (juntamente com o leite, se você usar a nata) até o ponto meio mole, para não virar chantilly. Segue abaixo a foto do ponto do creme de leite para ilustrar.

                                                Fonte: Monta Encanta.

Em seguida, leve para gelar. Dissolva o açúcar na água em fogo brando, deixe levantar fervura e acrescente a gelatina hidratada. Despeje essa mistura sobre o chocolate derretido e bata vigorosamente. Em seguida, incorpore delicadamente o creme de leite batido (O creme de leite não pode estar muito gelado pois, pode endurecer o chocolate). Despeje essa mousse de chocolate branco em uma forma de 25 cm x 10 cm e alise a superfície com uma espátula. Leve ao congelador.

Mousse de chocolate ao leite: Repita as operações descritas acima, substituindo o chocolate branco pelo chocolate ao leite. Retire em seguida a forma do congelador e despeje a mousse de chocolate ao leite sobre a mousse de chocolate branco. Alise a superfície com uma espátula para ficar as camadas uniformes e leve a forma de volta ao congelador.

Mousse de chocolate meio amargo: Bata o creme de leite até que fique com o ponto meio mole (iguais aos das mousses). Pique o chocolate meio amargo e derreta-o em banho-maria ou no micro-ondas. Incorpore delicadamente ao creme batido com uma espátula. Retire a forma do congelador, despeje por cima a mousse de chocolate meio amargo e alise a superfície com uma espátula. Leve para congelar por 3 horas.

Ao retirar do congelador, corte em fatias e sirva. Você também pode desenformar a sobremesa inteira sobre um prato de servir, depois de mergulhar a forma em água quente.




*Dica: Sempre hidrate a sua gelatina com 5 vezes de água em relação ao peso da gelatina que você irá usar. Por exemplo, se você usar 3 gramas de gelatina, hidrate com 15 ml de água fria.


**Como creme de leite fresco não é tão fácil assim de achar - infelizmente - é só substituir por creme de leite de pote (nata) + 10% de leite gelado (ou seja, + 15 ml de leite). Porque a porcentagem de gordura da nata é maior do que a do creme de leite fresco. Dê preferência para as natas com 36% de gordura (por exemplo, a da DaRolt).


A maioria das minhas receitas estão em gramas, pra ter uma padronagem. Mas, sempre tentarei, aproximadamente, converter em medidas caseiras. Porém, se você tiver uma balança de uso culinário em casa, é muito bom. 
Tem pra vender medidas de líquido, colher e xícara que são boas também, dá pra encontrar fácil em lojas de 1,99, de embalagens, lojas de festas, especializadas e afins.

Se alguém tiver dúvidas, pergunte nos comentários.
Beijos.

2 comentários: