terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Cupcake

"Bolo de copo, bolo de forminha ou cupcake (em inglês), é um pequeno bolo designado para servir uma única pessoa, frequentemente assado em uma forma de papel. A primeira menção do cupcake que se tem notícia é de 1796, quando uma anotação de receita de "um bolo para ser assado em pequenas xícaras" foi escrito em "Culinária Americana" por Amelia Simms." Fonte: Wikipédia.

A pedidos da Stella, hoje a receita do dia é uma massa bem básica de cupcake e algumas opções de cobertura e/ou recheio.

Cupcake

Fonte: There Alfairy Cake

Ingredientes:

  • 12 ml de essência de baunilha (ou 1 colher e meia de sobremesa) 
  • 220 ml de leite (ou 1 xícara)
  • 200 gramas de ovo (ou 4 unidades)
  • 350 gramas de farinha de trigo (ou 4 xícaras + um pouquinho menos da metade da xícara)
  • 350 gramas de açúcar (ou 2 xícaras)
  • 220 gramas de manteiga (ou 1 xícara)
  • 2 gramas de sal (ou 1 pitada)
  • 12 gramas de fermento em pó (ou 1 colher de sopa)

Modo de preparo:

Bata na batedeira, o açúcar e a manteiga. Em seguida, adicione os ovos um a um. Em um copo, coloque o leite e a essência de baunilha, misture bem. Em uma tigela, coloque a farinha e o sal, misture bem. Alterne a farinha e o leite com a mistura dos ovos. Por último, adicione o fermento. Coloque a massa nas forminhas de cupcake (deixando um dedo da forminha de papel sem massa - fotos 1 e 2) e leve ao forno pré-aquecido, 160ºC, por mais ou menos 25 minutos. (foto 3)


Fontes: Lovit, Docemmm e O Brigadeiro de Colher.

Essa massa fica bem fofinha e úmida. Se você quiser rechear, é só cortar um círculo no meio do cupcake (foto 4), tirar um pouco de massa (não até o fim - foto 5) e rechear (foto 6). Pegue a massa que você retirou, corte uma tampinha e coloque em cima do recheio para fechar (foto 7) ou utilize um cortador próprio para isso. Na foto o recheio é de brigadeiro mas, você pode usar o recheio que preferir: doce de leite, ganache (chocolate + creme de leite), beijinho etc.
Rendimento: 24 cupcakes.
Eu prefiro colocar a massa na forminha de papel com um saco de confeitar mas, dá pra fazer isso com uma colher mesmo, só alisando um pouco em cima pra ficar uniforme na hora de assar. Dá pra colocar a massa na forminha de papel com um pegador de sorvete também.

Agora, vamos as opções de cobertura (que também podem ser usadas como recheio):

Fontes: Survivalsteen, Slcalimentos, M de Mulher e Gimmesomeoven.

A cobertura da foto 1 é: merengue italiano + chocolate derretido por cima.
Receita básica de merengue italiano:
Ingredientes:
  • 60 gramas de claras (ou 2 claras)
  • Calda em ponto de bala mole:
  • 125 gramas de açúcar (ou 2/3 de xícara)
  • 50 ml de água (ou 1/4 de xícara)

Modo de preparo: Coloque as claras no bowl da batedeira e bata em velocidade baixa, enquanto prepara-se a calda. Para a calda, coloque os ingredientes em uma panela de fundo grosso e aqueça até atingir o ponto de bala mole (115˚C). Rapidamente, retire do fogo e despeje em fio sobre as claras sem parar de bater (velocidade média)  entre o batedor e a parede do bowl. Quando terminar de despejar a calda, aumente a velocidade da batedeira para alta, até que esfrie.
Depois é só derreter o chocolate e colocar por cima.

Foto 2: doce de leite (Coloque uma lata de leite condensado na panela de pressão e cubra toda a lata com água. Cozinhe por, aproximadamente, 50 minutos. Deixe esfriar completamente e depois abra a lata.)

Foto 3: cobertura de cream cheese (pra mim, é a melhor de todas - é a mesma do Red Velvet.)
Ingredientes:
  • 300 gramas de cream cheese (ou 1 xícara + um pouquinho menos da metade da xícara)
  • 85 gramas de manteiga (ou um pouquinho menos da metade da xícara)
  • 250 gramas de açúcar (ou 1 xícara + um pouquinho menos da metade da xícara)
  • 5 ml de essência de baunilha (ou 1 colher rasa de sobremesa)
Modo de preparo: misture o cream cheese e a manteiga e, bata na batedeira. (Tenha certeza que os dois estão na mesma temperatura para evitar grumos.) Adicione o açúcar e, por último, a essência.

Foto 4: Ganache (a proporção é 1:1, se você derreter uma barra de chocolate, adicione um creme de leite (sem soro). Utilize o chocolate que você preferir. Leve à geladeira se quiser um ponto mais firme e mexa de vez em quando.)

Dá pra colocar a cobertura com um saco de confeitar e o bico que você preferir ou com uma colher, caso você não tenha muita habilidade. Dá pra colocar vários enfeites comestíveis também, como confetes, granulado, coraçõezinhos, chocolate picado, entre outros. É só soltar a imaginação.
Todas as coberturas das fotos foram colocadas com saco de confeitar.

Se você quiser enfeitar o seu cupcake, por fora, tem pra vender tanto em lojas de embalagens, lojas especializadas e até no mercado, saias para cupcakes e palitinhos enfeitados para espetar no cupcake (como os das fotos) em várias cores e estilos. A saia vem aberta e é só encaixar as pontinhas.

Fontes: Preciolandia e Barra Doce.

"Cozinhar não é serviço. Cozinhar é um modo de amar os outros." (Mia Couto)
Beijos.

2 comentários:

  1. Quantas barras de chocolate de 125 gramas podem fazer um cupcake??

    ResponderExcluir
  2. Para a cobertura com ganache, você consegue cobrir, em média, de 5 a 6 cupcakes com uma barra de chocolate.

    ResponderExcluir